Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora a estética das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. Muito buscada por quem procura rejuvenescer o olhar, o procedimento auxilia a eliminar rugas, flacidez e bolsas de gordura.

O que é?

Também conhecida como cirurgia das pálpebras, a blefaroplastia é ideal para quem deseja reduzir o excesso de pele na região. Afinal, a plástica das pálpebras ajuda a melhorar o aspecto das pálpebras inchadas, caídas ou com bolsas de gordura.

Todos esses aspectos acabam causando uma aparência de cansaço e até mesmo afetam a funcionalidade da região. Essas são, certamente, as principais queixas dos pacientes que procuram o procedimento.

Na cirurgia, é possível elevar as pálpebras, o que além de rejuvenescer, ainda melhora o sistema ocular. Para quem sofre com olheiras causadas pelas bolsas de gordura, a blefaroplastia também pode ajudar.

É normal que pacientes optam por realizar outras cirurgias após fazer a blefaroplatia. Dentre elas, pode-se citar: Facelift e Ginecomastia.

No que tange aos tipos de procedimento, temos os seguintes:

Blefaroplastia superior

Primeiramente, a blefaroplastia superior é focada em remover os elementos que prejudiquem tanto a estética quanto a visão do paciente, localizados na parte superior da pálpebra.

Sendo assim, o cirurgião plástico realiza incisões no músculo orbicular do olho, na pele (para retirar o excesso bem como tratar a flacidez) e também no septo orbital, localizado abaixo da camada muscular.

Tudo isso tem como objetivo acessar os depósitos de gordura para, após modelar o local, suturar. Embora a descrição possa parecer complicada, reiteramos que se trata de um procedimento extremamente seguro e rápido.

Blefaroplastia inferior

Em seguida, temos a blefaroplastia inferior. Essa, por sua vez, é indicada para pacientes que sofrem com bolsas de gordura e/ou flacidez cutânea. Dentro desse procedimento, o médico pode optar por duas técnicas.

Na blefaroplastia inferior interna (também conhecida como transconjuntival), o profissional utiliza um afastador para deixar as pálpebras afastadas.

Além disso, é necessário também um protetor ocular, que fará a incisão na parte interna da pálpebra, que fica em contato com o globo ocular. Depois de remover a gordura, será feita a sutura.

Além dela, temos também a blefaroplastia inferior interna. Nesse caso, a incisão é feita primeiramente na prega das pálpebras. Depois, atinge a camada muscular. Desse modo, é possível acessar e retirar a gordura orbital.

Aqui também é possível remover o excesso de pele, se necessário. Apesar das informações serem bastante importantes, você não precisa decorá-las ou fazer uma escolha. Afinal, quem irá definir a técnica é o cirurgião.

O que deve ocorrer em consulta, após análise do caso e anamnese com o paciente. Por isso, escolha sempre um profissional de confiança. Afinal, é a única maneira de garantir resultados satisfatórios e segurança durante todo o processo.

Para quem é indicada a cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia?

Antes de mais nada, é interessante ressaltar que a plástica das pálpebras pode ser feita com objetivo estético e também funcional.

Isso porque, além do rejuvenescimento do olhar, ela também traz benefícios funcionais, afinal, o excesso de pele na região das pálpebras pode fazer com que elas caiam sobre os olhos.

Com isso, a visão é prejudicada, além de causar sensação de peso e cansaço no olhar. De modo geral, a blefaroplastia costuma ser indicada para pacientes a partir dos 40 anos.

Contudo, também pode ser indicada para pessoas mais jovens que estejam insatisfeitas com a aparência das pálpebras. Ou, ainda, aqueles casos cuja funcionalidade está comprometida pelo excesso de pele.

Pré-operatório

Ainda na primeira consulta, o cirurgião irá analisar o paciente e, na sequência, solicitar uma bateria de exames. Assim, é possível analisar se a saúde está em dia e se a pessoa está apta a passar pelo procedimento.

Feito isso, a blefaroplastia é agendada. E antes da cirurgia, é preciso seguir uma lista de orientações, sendo elas:

  • Em primeiro lugar, no caso de qualquer anormalidade na região dos olhos, deve-se informar imediatamente o médico;
  • Evite medicamentos com AAS por 15 dias antes da cirurgia;
  • Já no dia anterior à cirurgia, é preciso remover toda a maquiagem do rosto. Ademais, não é possível usar nenhuma maquiagem na data do procedimento;
  • É preciso, ainda, trazer um acompanhante no dia;
  • Assim como nas demais cirurgias plásticas, também é necessário fazer jejum completo de líquidos e sólidos nas 8 horas que antecedem a plástica das pálpebras;
  • No dia, lembre-se de trazer um óculos escuros, que será usado logo no momento da alta. Recuperação e pós-operatório da plástica das pálpebras De modo geral, a recuperação da blefaroplastia leva cerca de duas semanas. Entre o 5º e 7º dia, é preciso voltar ao consultório para remover os pontos. Após 15 dias, surgem os primeiros resultados e, após 3 meses, o resultado final. Durante o período, será necessário observar as seguintes orientações:
  • Eleve a cabeceira da cama e utilize compressas geladas para reduzir o inchaço e os hematomas;
  • Ao dormir nos primeiros dias, sempre deite de barrica para cima;
  • Não coce os olhos e nem use maquiagem na região antes da liberação médica; • Também não é recomendado usar óculos escuros ao sair de casa;
  • A exposição solar será liberada após 2 meses, mas o paciente deve lembrar-se de usar protetor solar sempre, de modo a evitar uma cicatriz escura.

Dúvidas sobre blefaroplastia

Certamente, a cirurgia das pálpebras ainda causa muitas dúvidas na cabeça dos pacientes. Pensando nisso, elencamos as principais perguntas dos pacientes, respondidas pelo nosso especialista:

Quanto custa uma blefaroplastia?

Embora o valor da blefaroplastia ou custo da cirurgia de pálpebras seja uma dúvida comum, o orçamento só pode ser passado em consulta.

Isso acontece porque o Conselho Federal de Medicina (CFM) quanto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de valores online.

Além disso, é extremamente necessário passar por uma avaliação médica antes de considerar o procedimento.

Afinal, em consulta, o profissional pode avaliar o caso, indicar o melhor procedimento (blefaroplastia superior ou inferior) e, então, passar um orçamento personalizado.

Adiantamos, porém, que na nossa clínica ofertamos condições de pagamento facilitadas e uma equipe especialista em blefaroplastia no Rio de Janeiro.

E, é claro, no consultório será possível conhecer outros casos operados pelo cirurgião, bem como conferir fotos antes e depois da blefaroplastia.

Quais os riscos da cirurgia de pálpebras?

Desde que feita por um cirurgião especialista, a blefaroplastia é um procedimento de baixo risco. É comum, contudo, que ocorram inchaços e hematomas na região. Mas não se preocupe, pois eles reduzem ao longo do processo de cicatrização.

Ainda que se trate de um procedimento simples, reiteramos que a escolha do profissional é fundamental para garantir a segurança e os resultados satisfatórios.

Antes de qualquer cirurgia, o paciente deve passar por uma avaliação extensa. Então, ao sair do consultório, você já estará sabendo se está apto ou não para realizar a plástica das pálpebras.

A cicatriz da blefaroplastia fica visível?

Uma vez que a pele das pálpebras é bem fina, a cicatriz da cirurgia acaba ficando disfarçada entre os sulcos da pele. Dessa maneira, podemos afirmar que ela é bem discreta.

No caso da blefaroplastia superior, a cicatriz fica escondida no sulco palpebral. Já quando a cirurgia é feita na pálpebra inferior, a cicatriz ficará logo abaixo da linha ciliar, de modo quase imperceptível.

Reiteramos, no entanto, que é fundamental seguir todas as recomendações pósoperatórias para auxiliar a cicatrização. Também é importante evitar exposição solar nos dois primeiros meses e sempre usar protetor, assim você evita que a cicatriz escureça.

Qual o tipo de anestesia para cirurgia das pálpebras?

Isso vai depender da escolha do médico, a depender do paciente. Afinal, a blefaroplastia pode ser feita tanto sob anestesia local quanto com uma sedação leve. Trata-se, portanto, de um procedimento pouco invasivo e com resultados excepcionais.

Quanto tempo dura a cirurgia de blefaroplastia?

Como falamos anteriormente, trata-se de um procedimento simples e rápido. Uma cirurgia de blefaroplastia dura, comumente, em torno de 40 minutos a 1 hora. A alta também é breve e o paciente deixa o local acompanhado, usando óculos escuros.

Afinal, a plástica de pálpebras remove as olheiras?

Embora seja uma dúvida muito comum, há um equívoco aqui. Quando falamos em blefaroplastia, por exemplo, é possível remover as bolsas de gordura na pálpebra inferior.

Essas, por sua vez, ocasionam uma sombra abaixo dos olhos, que podem facilmente ser confundidas com olheiras. Se esse for o seu caso, então a cirurgia das pálpebras pode, sim, resolver o problema.

Contudo, as bolsas de gordura são causadas por outros fatores, diferentemente das olheiras.

Quem não pode fazer blefaroplastia?

Embora seja uma cirurgia relativamente simples, ela não é indicada em todos os casos. Pacientes com problemas oculares graves, diabetes ou hipertensão descontrolada são contra-indicados.

Ademais, pessoas que tenham olhos muito secos devem ser extremamente bem avaliadas. Por isso, consulte sempre um cirurgião.

Conclusão

Se você sofre com pálpebras caídas ou acúmulo de bolsas de gordura na região, certamente é um bom candidato para a blefaroplastia. Afinal, a plástica na região é um procedimento seguro e que promove melhorias significativas para o paciente.

Tanto na qualidade de vida quanto na estética, é claro. Por isso, agende agora mesmo uma consulta com a nossa equipe. Assim, é possível avaliar o caso, sugerir a melhor conduta e marcar já a sua plástica de pálpebras no Rio de Janeiro.

Veja também outros procedimentos disponíveis em nossa clínica!

TEXTO OCULTADO

Matérias

No Content Available

Tem alguma pergunta?

Contate-nos Agora

Categories

Agende agora

Marque uma consulta