Ginecomastia

A ginecomastia é uma condição onde ocorre o desenvolvimento patológico da glândula mamária nos homens. Com isso, a região aumenta de volume, causando muita insegurança e até mesmo constrangimentos.

 É possível tratá-la de maneiras diferentes, uma delas é a cirurgia de ginecomastia.

O que é?

A cirurgia de redução de mamas masculina, também conhecida como ginecomastia, visa corrigir o aumento excessivo da glândula mamária em homens. 

Normalmente, a condição ocorre com mais frequência durante a adolescência. Ainda assim, também é observada em idosos e recém-nascidos.

Suas causas são diversas e incluem distúrbios hormonais ou uso de alguns medicamentos. Após avaliação, é possível iniciar o tratamento e, se necessário, lipoaspirar a gordura da região, bem como remover o tecido glandular. 

A chamada cirurgia de ginecomastia é uma solução que devolve a autoestima dos pacientes e também melhora a qualidade de vida.

Ela é indicada, primeiramente, quando o uso de remédios não surte efeito no tratamento. Contudo, antes de partir para a cirurgia, é necessário aguardar por, ao menos, 2 anos de tratamento medicamentoso.

Há dois tipos de cirurgia que podem ser feitas em pacientes com ginecomastia. A primeira é a lipoaspiração, onde remove-se a gordura da mama. Em muitos casos, a lipo da região peitoral é associada à ressecção da glândula mamária. 

Já a segunda é a adenectomia que, por sua vez, remove o tecido da glândula mamária. Caso o paciente solicite, é possível também fazer a redução da auréola e do mamilo.

Tipos de ginecomastia e sua classificação nos homens

De forma simplificada, a ginecomastia se classifica de acordo com tipo, grau e dureza.

Há, por exemplo, a ginecomastia unilateral, que afeta somente uma mama. Já a bilateral, por outro lado, afeta as duas mamas.

Quando nos referimos ao grau, a classificação vai do 1 ao 3. No grau 1, a mama é menor que 250g e cresce abaixo da auréola.

No grau 2a da ginecomastia, o volume varia entre 250g e 500g e afeta boa parte do tórax. E no grau 2b há, além do citado anteriormente, excesso de pele e flacidez.

Por último, chamamos de grau 3 quando há crescimento superior a 500g. Sendo assim, o último é bem mais pronunciado.

Portanto, na cirurgia de redução de mama masculina haverá tanto a necessidade de remover a pele quanto a retirada da glândula mamária.

Ademais, o distúrbio também possui diferentes natureza, sendo elas: glandular, gordurosa ou, então, mista, quando há aumento de gordura mas também da glândula mamária.

Independentemente do caso, saiba que há tratamento.

O que causa a ginecomastia no homem?

É possível afirmar que, normalmente, a ginecomastia em homens ocorre devido a um desequilíbrio hormonal.

Então, diante disso, há uma diminuição dos efeitos da testosterona. Ou, ainda, aumento da quantidade de estrógeno no corpo, o chamado “hormônio feminino”.

Ademais, outras causas que também influenciam no aumento de mamas masculino são:

Cirrose ou insuficiência hepática, bem como insuficiência dos rins;

  • Consumo de drogas;
  • Obesidade ou má nutrição;
  • Uso indevido de anabolizantes;
  • Infecção ou tumor nos testículos;
  • Síndrome de Kinefelter;
  • Efeito colateral de remédios;
  • Hipertireoidismo e hipogonadismo.         

Principais tratamentos

Para quem sofre com a ginecomastia, a boa notícia é que a condição pode ser tratada. As 3 principais linhas de tratamento são:

Acompanhamento médico

Para começar, o médico irá avaliar a condição para, em seguida, acompanhar o desenvolvimento do caso. Uma vez que a ginecomastia masculina pode, em muitos casos, desaparecer sozinha, o acompanhamento já é suficiente.

Tratamento para ginecomastia com remédios

Em segundo lugar, os medicamentos. Eles só podem ser utilizados com prescrição e supervisão de um endocrinologista.

Contudo, são receitados nos casos onde as mamas masculinas não reduzem de forma espontânea após a puberdade.

Cirurgia de ginecomastia

Se após 2 anos de tratamento com remédios não houver redução, a cirurgia é uma opção. Ela pode ser realizada em uma ou nas duas mamas, desde que o paciente esteja no peso ideal.

Como explicamos anteriormente, a lipoaspiração  pode ser indicadas. Isso vai depender, é claro, da natureza da ginecomastia.

Visto que a maioria dos casos é causada por uma mescla de excesso de gordura e glândulas, a cirurgia de ginecomastia combina ambas as técnicas. 

Para tanto, o medico fará, inicialmente, uma incisão pequena ao redor do mamilo. Após então, é possível retirar a gordura e, se preciso, o excesso de pele também.

Cuidados Pré-operatório

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, o sucesso da cirurgia de redução de mama masculina requer cuidados que iniciam no período pré-operatório. 

Em vista disto, confira as orientações básicas logo na sequência:

  • Em primeiro lugar, durante a consulta o médico irá avaliar se a cirurgia é, necessariamente, a melhor opção;
  • Caso seja, é necessário que o paciente realize os exames solicitados. Entre eles: hemograma e coagulograma completos, glicemia em jejum, eletrocardiograma, ultrassonografia das mamas, exame de fezes e urina, bem como dosagens de sódio, potássio, uréia e creatinina;
  • Nas 8 horas que antecedem a internação, é necessário jejum de 8 horas, tanto de sólidos quanto de líquidos (inclusive água);
  • Antes da cirurgia, evite refeições pesadas ou consumo de bebidas alcoólicas e suspenda o uso dos medicamentos que possam interferir na coagulação sanguínea (seu médico irá passar uma lista contendo todos os nomes).
 

Cuidados pós-operatório e recuperação da Ginecomastia

Ainda que a alta seja liberada no mesmo dia da cirurgia de redução de mamas para homens, é preciso seguir à risca as recomendações. São elas:

  • Nas primeiras 2 semanas, evite qualquer esforço excessivo;
  • Além, disso, exercícios pesados e movimentos excessivos com os braços estão proibidos no primeiro mês.
  • Logo após a cirurgia de ginecomastia, é comum que o paciente sinta dor (de leve a moderada);
  • Tendo em vista as possíveis dores o médico irá prescrever medicamentos antiinflamatórios, antibióticos e protetores do trato gástrico.
 

Ademais, inchaço e edemas também são comuns, podendo perdurar por até 2 meses. Contudo, é possível amenizá-los com sessões de drenagem linfática pós operatória.

Na maioria das vezes, também é indicado o uso do dreno para melhor recuperação.

Depois da alta, o paciente começará a enxergar os primeiros resultados após o terceiro mês. Todavia, o resultado final somente poderá ser visto entre 6 a 12 meses após a cirurgia.

Em geral, costuma ser muito satisfatório, visto que proporciona um tórax plano e firme.

Com isso, a plástica de redução de mama masculina devolve a autoestima e melhora a qualidade de vida dos pacientes.

Principais dúvidas sobre cirurgia de Ginecomastia

Ainda que se trate de um procedimento cirúrgico relativamente simples, muitas dúvidas surgem nos homens que buscam pela redução de mamas. 

Tendo em vista que o distúrbio prejudica a autoestima, ele pode até mesmo ser visto como tabu. Mesmo que seja algo que afeta quase metade da população masculina.

Portanto, se você sofre com a ginecomastia, já passou por acompanhamento médico e medicamentoso, saiba que a cirurgia pode ser a solução. 

E para ajudar, agrupamos uma sessão de perguntas mais frequentes, respondidas pelos nossos especialistas em cirurgia de ginecomastia

Caso queira, você poderá optar por conhecer outros procedimentos que não são tão conhecidos, como: rinoplastia e o lifting facial.

Tire suas dúvidas na sequência:

Qual o valor de uma cirurgia de ginecomastia?

Em primeiro lugar, ao escolher um procedimento cirúrgico, nunca se baseie pelo somente pelo valor. 

Afinal, o preço da ginecomastia depende de muitos fatores, como a condição do paciente, expertise do médico, da equipe, ainda, do local da cirurgia, que deve ter estrutura adequada.

Ademais, reiteramos que o Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de valor ginecomastia na internet. 

Por essa razão,  sempre que você ver anúncios de preços, desconfie. Afinal, um profissional que descumpre o código de ética pode não ser a melhor escolha.

E se você deseja receber um orçamento personalizado além de ver fotos antes depois  ginecomastia, basta agendar uma consulta. Assim, o médico irá avaliar a sua condição para então propor o melhor plano de tratamento cirúrgico.

Como é feita a anestesia?

A cirurgia de ginecomastia geralmente dura cerca de duas horas. Para sua realização, é necessário anestesiar o paciente.

Isso pode ser feito com anestesia local com sedação ou, ainda, anestesia geral. Tudo depende, é claro, do porte da cirurgia. 

Todavia, é um procedimento cirúrgico relativamente simples, de modo que o paciente pode voltar para casa no mesmo dia.

Quantos dias em repouso são necessários após a cirurgia de redução de mamas masculina?

Recomenda-se um repouso de 3 a 7 dias. Ademais, o esforço excessivo deve ser evitado nos primeiros 14 dias. Exercícios pesados e movimentos repetitivos dos braços também ficam proibidos nos primeiros 30 dias.

Como fica a cicatriz da plástica de ginecomastia?

Graças ao seu formato de meia lua, a cicatriz da ginecomastia é quase imperceptível.

Isso porque a incisão é feita pela auréola e, portanto, o corte fica ali, logo abaixo.

Desde que o paciente siga todas as orientações pós-operatórias, após o término do processo de cicatrização ela deve ficar bastante discreta.

Quais são os riscos da cirurgia de ginecomastia?

Ainda que se trate de um procedimento seguro, toda cirurgia possui riscos. Nesse caso, é preciso ficar atento para infecções, hematomas, quelóides e necrose de pele.

Entretanto, escolher um bom cirurgião plástico ajuda tanto nos resultados quanto na contenção de riscos relacionados à cirurgia de redução de mama masculina.

Conclusão

Como visto anteriormente, a ginecomastia é uma condição comum, mas que afeta a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, é possível tratá-la.

Seja com acompanhamento médico, medicação ou, por fim, cirurgia de redução de mamas masculina, as opções estão disponíveis.

E se você está em busca de uma cirurgia de ginecomastia no Rio de Janeiro, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe. 

Além de receber um orçamento personalizado, você conta com a expertise profissional e condições de pagamento facilitadas e ainda pode conhecer outros procedimentos estéticos.

Matérias

No Content Available

Tem alguma pergunta?

Contate-nos Agora

Categories

Agende agora

Marque uma consulta