Lifting Facial
- Home
- Procedimentos
- Lifting Facial
O lifting facial, também conhecido como facelift, é uma cirurgia plástica que visa reduzir os sinais de envelhecimento no rosto e pescoço. Além disso, também corrige a flacidez excessiva da pele, as rugas e linhas de expressão.
O que é?
A cirurgia da face (ou ritidoplastia) tem como objetivo rejuvenescer a aparência. Isso é possível porque o procedimento consegue devolver os tecidos ao seu lugar original, removendo os sinais de envelhecimento.
A palavra lifting vem do inglês e significa “levantar”. Então, como o nome indica, a ideia é o reposicionamento da pele, de maneira a “levantar” o aspecto caído, causado pelo avanço da idade.
Hoje em dia, a técnica evolui muito e, com isso, os resultados são extremamente naturais. Um bom cirurgião plástico trabalha o reposicionamento das estruturas da face por meio de pontos cirúrgicos.
Além disso, remove o excesso de pele de forma moderada. Ainda é possível combinar o lifting facial com outros procedimentos. Entre eles, tanto a
lipoaspiração quanto o enxerto de gordura podem ser indicados. Tudo vai depender, é claro, das características únicas e também do desejo do paciente.
Outra cirurgia interessante a ser associada é a blefaroplastia, que trata as pálpebras caídas ou do acúmulo de gordura abaixo dos olhos. Entre os muitos benefícios proporcionados pelo facelift, vale citar o rejuvenescimento e a
melhoria do contorno da mandíbula. Além deles, a cirurgia também ameniza as linhas de expressão e ajuda a devolver volume para a região malar, ou seja, a maçã do rosto.
O lifting da face ainda ajuda a reposicionar a musculatura, pois ele suspende as estruturas faciais.
Quem pode fazer lifting facial?
Tanto homens quanto mulheres costumam procurar o procedimento. De modo geral, ele é indicado para pacientes a partir de 50 anos ou 60 anos, embora não seja uma regra. Tudo vai depender, é claro, dos fatores naturais e também do desejo de cada um.
Recomenda-se o lifting facial em casos de:
- Paciente com rugas profundas e muitas marcas de expressão;
- Flacidez excessiva e / ou papada com sensação de “pele frouxa”;
- Envelhecimento da face.
Tipos de lifting da face
A seguir, vamos explicar quais são os tipos de procedimento da cirurgia da face. De antemão, vale ressaltar que o lifting facial envolve o tratamento do terço superior (fronte), terço médio (malar e maçãs do rosto) e, por último, terço inferior (região cervical e pescoço).
O tipo de lifting, portanto, deve ser escolhido junto ao cirurgião plástico. Agora vamos aos principais:
Lifting temporal
Em primeiro lugar, temos o levantamento da região temporal. Nesse caso, o lifting melhora o terço superior da face, pois gera um olhar mais jovem e descansado.
Lifting frontal
Na sequência, o procedimento que melhora as linhas de expressão da testa. Afinal, ele foca na posição dos supercílios, melhorando assim o visual da região.
Cervicofacial:
Em terceiro lugar, temos um procedimento semelhante ao clássico. Nesse caso, o lifting se direciona à região completa do rosto e também do pescoço.
Cervical, ou lifting do pescoço
Ao procedimento que se direciona a tratar a flacidez de terço inferior da face, damos o nome de plástica cervical, ou lifting do pescoço.
Lifting endoscópico
Logo a seguir, mais um procedimento que se assemelha ao tradicional. Todavia, tem como foco gerar um menor trauma cirúrgico.
Desse modo, a incisão é menor e, portanto mais discreta. Ainda assim, para resultado mais satisfatório, ele não é recomendado para pacientes com muito excesso de pele.
Minilifting
Por último, temos o lifting facial reduzido. Como o nome indica, ele é menos invasivo, dado que o cirurgião não realiza o procedimento em toda a face.
Há, portanto, um menor descolamento de pele, sendo ideal somente para pacientes que apresentem pouca flacidez.
Pré-operatório
Antes da cirurgia de lifting da face, é preciso observar as seguintes recomendações:
- Primeiramente, realize todos os exames solicitados em consulta;
- Após a liberação para cirurgia, o médico irá solicitar a suspensão de alguns remédios, tais como anticoagulantes;
- É necessário jejum completo, de líquidos e sólidos, nas 8 horas que antecedem os procedimentos da cirurgia;
- Por fim, avise ao cirurgião caso sinta quaisquer sinais de gripe ou indisposição antes da data;
- No dia, chegue ao hospital sem maquiagem e com cabelo seco;
- Caso necessário, o cirurgião irá solicitar, ainda, o uso de uma malha compressiva pós-cirúrgica.
Pós-operatório e recuperação do lifting facial
- Em alguns casos, será necessário sair da cirurgia com de um dreno, que deve ser retirado pouco antes da alta hospitalar;
- Nos primeiros dias, recomenda-se repouso com cabeceira elevada.
- Além disso, deve-se evitar movimentar esforços desnecessários ou movimentar demais o rosto e pescoço;
- Quando houver blefaroplastia junto com o facelift, indica-se compressa gelada sobre os olhos para reduzir o inchaço;
- Aliás, em alguns casos é necessário fazer sessões de drenagem linfática no pós-operatório;
- O resultado começa a aparecer a partir de 2 a 3 semanas.
Além das recomendações citadas anteriormente, durante a recuperação do facelift também é importante:
- Evitar pintar o cabelo com tinta nas primeiras 3 semanas;
- Evitar exposição prolongada ao sol nos primeiros 2 meses;
- Dê preferência para dormir com a barriga para cima;
- Cosméticos também devem ser evitados nos primeiros 21 dias;
- Ainda que se recomende o repouso, evite passar muito tempo deitado;
- Por último, a liberação para exercícios físicos dependerá da evolução clínica.
Todavia, pode ocorrer, de maneira leve, logo ao completar 1 mês de cirurgia.
Principais dúvidas sobre lifting facial
Quanto custa um lifting facial?
Para começar, uma dúvida bastante comum entre os pacientes é o valor do facelift. Porém, Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe que os médicos divulguem valores na internet.
De qualquer modo, não é possível dar um orçamento preciso pois o preço do lifting facial no Rio de Janeiro varia. Afinal, fatores como idade, técnicas e ainda a condição dos músculos e pele do rosto interferem no custo do procedimento.
Durante a consulta inicial, o médico irá avaliar o caso para, só então, orçar o procedimento com precisão.
Ainda no mesmo assunto, a divulgação de fotos antes e depois do facelift também são proibidas pelo CFM. Todavia, em consulta o paciente terá acesso a todo o material, com muitas fotos e explicações médicas sobre cada caso.
Quanto tempo dura uma cirurgia de facelift?
A duração da plástica de lifting facial depende tanto do paciente quanto da técnica escolhida. Em geral, ela dura cerca de 4 a 6 horas. E, após 24 horas, já é possível liberar a alta.
Como é a cicatriz do lifting facial? Fica aparente?
Uma vez que boa parte da cicatriz fica recoberta pelos cabelos ou disfarçada no contorno da orelha, ela tende a ser bem discreta. Ainda que presente. O tamanho também varia de acordo com a técnica ideal para cada caso. Outro ponto importante é a idade do paciente.
Idosos e pessoas de pele clara, por exemplo, tendem a apresentar cicatrizes mais discretas. Mas uma coisa é certa: seguir todas as recomendações pré e pós-operatórias ajuda, bastante, na qualidade da cicatrização.
Qual a diferença entre lifting facial e minilifting?
De maneira simplificada, o lifting facial é mais completo. Isso porque o procedimento trabalha os três terços da face: fronte, maçãs e malar e, por fim, o pescoço.
Já o minilifting, por outro lado, é ideal para corrigir flacidez de menor grau. Nele, a técnica é menos invasiva e a recuperação mais rápida.
Porém, são poucos os casos que se beneficiam de verdade de um mini facelift.
Quanto tempo após o lifting da face posso voltar a usar maquiagem e lavar o cabelo?
De modo geral, após 21 dias. Entretanto, é impossível dar uma data precisa, pois é necessário aguardar a liberação médica. Já a lavagem do cabelo está liberada logo após a cirurgia.
O paciente deve, contudo, manter movimentos leves e gentis, para não danificar os pontos.
Como fica o rosto logo após lifting?
Logo após a cirurgia plástica do rosto, é comum observar inchaço e manchas roxas na face. No entanto, os sintomas tendem a diminuir a partir do segundo dia.
Em cerca de 2 a 3 semanas, já é possível observar os primeiros resultados. Mas controle a ansiedade, já que o resultado final do procedimento aparece gradualmente.
Quais os riscos da cirurgia da face?
Por último, é incomum que o lifting facial gere alguma complicação. Pois, ainda que existentes, as chances são mínimas.
Todavia, os riscos da cirurgia da face envolvem acúmulo de líquidos, despigmentação ou necrose da pele. Dificuldades na cicatrização ou, ainda, riscos anestésicos estão presentes em todos os procedimentos.
Há, ainda, uma possível complicação que exige monitoramento. É o chamado “hematoma expansivo”, quando há algum sangramento na região. Ele requer muita atenção, dado que, caso se conste o quadro, é necessário uma reabordagem cirúrgica imediata.
Conclusão
Se você busca uma aparência jovem, com cicatriz discreta e resultados excelentes, o lifting facial é certamente a melhor opção. Afinal, ele ajuda a restaurar a firmeza e os contornos do rosto.
Ainda pode ser associado com outros procedimentos, como a blefaroplastia e rinoplastia. Tudo para trazer de volta a autoestima, com muita naturalidade e segurança.
Então, marque agora mesmo uma avaliação com a nossa equipe. Assim, você receberá um orçamento personalizado, bem como todas as orientações pertinentes para escolher o melhor tipo de lifting de acordo com seu caso.