Lipoaspiração
- Home
- Procedimentos
- Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais procuradas. Isso porque o procedimento serve para retirar o excesso de gordura localizada em determinadas áreas do corpo, melhorando assim o contorno corporal e se livrando daquelas dobrinhas persistentes.
Vale notar, ainda, que a lipo pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres. Desde que o paciente escolha um bom cirurgião plástico e respeite todas as orientações, o resultado é muito satisfatório.
O que é lipoaspiração?
Também conhecida como lipoplastia, lipo ou lispectomia assistida por succção, a lipoaspiração é a tradicional cirurgia para retirar gordura. No procedimento, o cirurgião plástico utiliza cânulas ligadas a um sistema de sucção, que remove a gordura enquanto remodela o corpo.
Pode ser feita em diversas regiões, embora seja mais comum na barriga, nos flancos, braços, costas, culotes e papada.
Para as mulheres que se incomodam com o tamanho do monte de vênus, também é possível lipoaspirar a região suprapúbica, removendo assim o volume indesejado.
Embora muitos acreditem que a lipoaspiração tem ampla indicação, a verdade é que o procedimento é mais indicado para pessoas que estão dentro da faixa de peso ideal para a sua altura.
Sim, a lipoaspiração tem melhor resultado naqueles pacientes que sofrem com a teimosa gordura localizada.
Ou desejam apenas melhorar a simetria dos contornos corporais. Isso porque, se realizada em pacientes muito acima do peso, é possível que o resultado traga flacidez e irregularidades na pele.
Nesses casos, o mais indicado é que se perca peso antes da cirurgia. É, ainda, possível indicar uma abdominoplastia, onde há remoção do excesso de pele.
Tipos de lipo
Na sequência, é válido observar que atualmente existe muito marketing em cima da lipoaspiração. Nomes como lipo HD, lipo LAD, lipo 360, lipo 3D, lipoaspiração HD e lipo de alta definição são, na verdade, a mesma coisa.
Trata-se, portanto, de uma lipoescultura onde o cirurgião retira mais gordura em algumas regiões para desenhar o contorno da musculatura.
Assim, é possível simular, por exemplo, os músculos do abdômen, criando a impressão de uma barriga “tanquinho”. Perceba, então, que estamos falando da mesma cirurgia, embora com diferentes técnicas.
Lipoescultura
Talvez um dos procedimentos mais desejados pelas mulheres, a lipoescultura é ideal para melhorar a harmonia dos contornos corporais.
Isso porque, na técnica, é feita a aspiração e depois a redistribuição da gordura em áreas que necessitam mais volume. Como os glúteos, por exemplo.
Atualmente, quase todas as lipoaspirações são, na verdade, lipoesculturas, já que na maioria dos casos a enxertia é solicitada.
Afinal, o enxerto de gordura no bumbum e nas coxas é, sem dúvidas, muito requisitado pelas pacientes.
E pode, ainda, ser associado à uma mastopexia e prótese de mama, garantindo que o procedimento dê resultados ainda mais expressivos.
Lipoaspiração tumescente
Antes de indicar a lipoaspiração, é necessário infiltrar a região com uma mistura de soro fisiológico e adrenalina, bem diluída.
É a chamada solução de Klein, que ainda pode conter anestésicos locais. Isso serve para diminuir os vasos capilares e, assim, abrandar a perda sanguínea.
Uma vez que o calibre dos vasos sanguíneos é reduzido, os movimentos da cânula provocam menor sangramento.
E, como resultado, reduz também o edema (inchaço) e as equimoses, áreas roxas que surgem no pós-operatório.
Cuidados pré-operatórios
- Primeiramente, marque uma avaliação com o cirurgião escolhido;
- Durante a consulta, será feita uma avaliação física e a solicitação dos exames
pré operatórios, tais como radiografia de tórax, eletrocardiograma e exame de
sangue completo; - Antes da cirurgia, é extremamente necessário que o paciente esteja em boas
condições de saúde; - Medicamentos como AAS, Ginko Biloba e anticoagulantes devem ser suspensos;
- Ademais, interrompa o uso de bebidas alcoólicas e fumo com a maior
antecedência possível; - Por último, é necessário um jejum absoluto de sólidos e
líquidos 8 horas antes do procedimento.
Cuidados pós-operatórios da lipoaspiração
- Após a cirurgia de remoção de gordura, é preciso ter paciência e seguir à risca
todas as recomendações médicas: - Em caso de dor ou sensação de desconforto, é possível resolver com
analgésico comum; - Ademais, deve-se tomar as medicações prescritas sempre nos horários indicados;
- Inchaços e edemas são comuns, contudo, desaparecem dentro de poucos dias;
- Além dos cuidados básicos, recomenda-se o uso de cinta modeladora. Isso porque ela auxilia na acomodação da pele e também na redução do edema.
O tempo de uso varia entre 1 mês e meio a 2 meses. Após 2 a 3 meses, é possível se expor ao sol. É fundamental, ainda, contratar um bom pacote de drenagem pós operatória, de 10 a 20 sessões.
Para exercícios físicos leves, a liberação se dá em 2 semanas. Por outro lado, exercícios intensos devem ser feitos apenas após 2 meses de cirurgia plástica.
Principais dúvidas sobre lipoaspiração
Certamente a lipoaspiração ainda é um assunto que gera muitas perguntas. Apesar do procedimento ser extremamente seguro, é comum e também indicado que os pacientes busquem o máximo possível de informação.
Embora o ideal seja sempre conversar com o cirurgião plástico, reunimos na sequência algumas dúvidas comuns, respondidas pelo nosso especialista:
Quanto custa para fazer uma lipo na barriga?
Certamente uma das dúvidas mais buscadas online. No entanto, infelizmente o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação de valores e também de antes e depois online.
Lembre-se, porém, que qualquer cirurgia plástica envolve riscos e que, nesses casos, o barato pode sair caro.
Na hora de escolher, opte sempre pelo profissional mais qualificado, pois ele irá garantir um bom resultado e também a sua segurança durante e após o procedimento. A lipo deve ser feita sempre em hospital, com anestesia peridural, raqui ou geral.
Jamais aceite fazer lipoaspiração em consultório ou somente com anestesia local, pois os riscos são imensuráveis.
Para obter um orçamento individualizado, entre em contato com nossa equipe e marque agora mesmo a sua avaliação.
Além da experiência e segurança, também oferecemos condições de pagamento facilitadas para realizar agora mesmo o seu sonho.
Pacientes obesos podem fazer lipo?
Como falamos anteriormente, a lipoaspiração é indicada para pacientes saudáveis, que estão dentro do peso ideal. Isso porque a cirurgia serve para remover gordura, mas não necessariamente para “emagrecer”.
Portanto, os pacientes obesos devem primeiramente buscar por um emagrecimento saudável. Ou, ainda, uma abdominoplastia, onde há a retirada do excesso de pele, ocasionando assim um melhor resultado.
É preciso utilizar dreno?
Em boa parte dos casos, o dreno certamente auxilia na aceleração dos resultados. Ainda que os edemas reduzam gradativamente, é certamente visível que o uso do dreno por 7 dias acelera essa evolução.
Com isso, o paciente chegará ao resultado final de maneira mais rápida.
Ademais, os drenos ajudam na redução de seroma, edemas, equimoses e também na retração da pele. E, com isso, são necessárias menos sessões de drenagem linfática.
Posso enxertar a gordura removida na lipo em outra área do corpo?
Sim, é possível, aproveitar a gordura para injetar em outras em outras regiões do corpo que necessitem de mais volume. O procedimento é, então, chamado de lipoescultura.
Para explicar melhor, vamos entender como funciona a enxertia de gordura. Primeiro, a gordura é coletada e então passa por um preparo, onde o sangue e o soro fisiológico são removidos.
Então, a gordura pura passa por um processo de filtragem para depois ser enxertada. Ainda assim, é preciso notar que somente um percentual da gordura irá, de fato, se integrar à região. Com o passar do tempo, é comum que o próprio corpo reabsorva parte da gordura.
Por isso, para quem deseja um aumento de volume expressivo nos bumbum, o procedimento mais indicado é a gluteoplastia. Essa, por sua vez, pode ser aliada à enxertia para melhorar a naturalidade do contorno.
Afinal, o que é lipo a laser?
Também conhecida como lipo laser, lipolaser ou lipoaspiração a laser, trata-se de uma técnica onde realizada com auxílio de um laser para romper as células de gordura.
Isto é, antes da lipoaspiração, o cirurgião utiliza uma fibra de laser que “solta” a gordura para, então, prosseguir com a aspiração via cânula.
Contudo, não há resultados consistentes que favoreçam o uso da tecnologia. Ademais, o laser pode provocar queimaduras, bem como prolongar demais o tempo de cirurgia.
Mais uma vez, recomendamos redobrar a atenção na escolha do profissional. Isso é imprescindível para que o paciente evite cair em falácias de marketing ou, ainda, passar por procedimentos pouco seguros.
Quanto tempo dura o efeito de uma lipo?
Por último, outra questão que requer uma resposta bastante honesta. Para aumentar a durabilidade dos resultados, é indispensável que o paciente siga todas as recomendações pré e pós operatórias.
E também é indispensável seguir com hábitos saudáveis. Afinal, a lipoaspiração não isenta o paciente dos cuidados com a dieta e exercícios físicos, pois um aumento exagerado de peso pode, sim, ocasionar a perca dos resultados.
Conclusão
Como vimos até aqui, a lipo é um procedimento seguro, que remove as gorduras indesejadas e ainda ajuda a criar um contorno mais harmônico no corpo.
Mas agora que você já sabe tudo sobre lipoaspiração, não esqueça do fundamental: a escolha de um cirurgião plástico de confiança.
Isso porque o profissional faz toda a diferença. Ele que irá avaliar as necessidades específicas de cada paciente, de modo a orientar o melhor procedimento.
Ademais, para atingir bons resultados, é imprescindível contratar um médico que seja especialista em lipoaspiração.