Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora é uma cirurgia de redução de mama. Ela é indicada para mulheres que sofrem com a hipertrofia mamária, apresentando seios grandes e pesados.

Além da estética, a condição ainda acarreta danos à saúde, bem como prejudica a qualidade de vida. Todavia, o procedimento cirúrgico é o melhor tratamento para reduzir os seios.

O que é?

A cirurgia de redução de seios é chamada de mamoplastia redutora. Nela, o cirurgião plástico remove os excessos de tecido, pele e gordura das mamas.

Assim, é possível reduzir o tamanho dos seios, deixando-os proporcionais aos corpos. Visto que a hipertrofia mamária também causa problemas de coluna, a cirurgia é a 5ª plástica mais realizada no Brasil.

Com ela, muitas mulheres buscam melhorar tanto a autoestima quanto a qualidade de vida. Se você está em busca de uma mamoplastia redutora no Rio de Janeiro, leia atentamente as informações deste artigo.

Quem deve fazer a cirurgia de redução de mamas?

Primeiramente, como já mencionamos previamente, a mamoplastia redutora é também uma cirurgia funcional. Por esse motivo, pode ser realizada em pacientes a partir dos 16 anos, especialmente em casos mais severos. Ademais, considere uma redução de seios se você sofre com:

  • Postura inadequada, com o tronco curvado, que pode acarretar em problemas na coluna;
  • Dores nas costas, no pescoço e nos ombros devido ao peso excessivo das mamas;
  • Dificuldades em encontrar roupas adequadas ao corpo;
  • Autoestima e autoimagem afetadas pela hipertrofia mamária.

Principais causas da hipertrofia mamária

O crescimento exagerado dos seios recebe o nome de hipertrofia mamária. Ele ocorre por causas variadas mas, basicamente, os dois principais motivos são a genética e o sobrepeso.

Quando falamos da primeira, por exemplo, é comum que as mamas comecem a crescer de forma mais pronunciada ainda na puberdade. Então há, geralmente, um histórico familiar.

Ou seja: mulheres de uma mesma família estão mais propensas ao quadro, visto que ele tem fator genético.

Por outro lado, a hipertrofia das mamas causada por sobrepeso atinge mais mulheres. Isso acontece porque as mamas são compostas por gordura e pelas glândulas mamárias.

Assim, o aumento excessivo do peso leva também ao acúmulo de gordura nos seios, aumentando seu volume.

Nesses casos, é possível que o cirurgião solicite que a paciente perca alguns quilos. Afinal, os resultados da cirurgia são melhores quando a mulher está dentro do peso ideal para a altura.

Outro motivo é a durabilidade do resultado. Caso a paciente acabe perdendo muito peso após se submeter à cirurgia, é possível que ela desenvolva flacidez mamária.

Cuidados pré-operatórios

Agora que você já sabe tudo sobre a cirurgia de redução dos seios, vamos explicar alguns cuidados que devem ser tomados antes dela. Primeiramente, é preciso agendar uma consulta para avaliar, junto ao médico, a necessidade da cirurgia.

Caso a paciente esteja apta, deve-se agendar o procedimento e atentar-se para as seguintes recomendações:
Primeiramente, lembre-se de levar para o hospital tanto o sutiã cirúrgico como o resultado dos exames;

  • Jejum completo de 8 horas (líquidos e sólidos) é necessário; Ademais, a paciente deve evitar refeições muito pesadas ou, ainda, bebidas alcoólicas na véspera da cirurgia; Organize a rotina e programe-se para um repouso de, no mínimo, 15 dias no pós-operatório;
  • Por fim, compareça ao hospital com 1 hora de antecedência.
 

Após menos de 24 horas da cirurgia, a paciente estará apta para receber alta.

Exames necessários para realizar a cirurgia de redução dos seios

  • Exame de sangue e eletrocardiograma completos;
  • Radiografia de tórax;
  • Exame de imagem (mamografia para pacientes acima de 40 anos e ultrassonografia para as mais jovens).

Pós-operatório e recuperação da mamoplastia redutora

Como reiteramos sempre por aqui, respeitar os cuidados pós-operatórios é fundamental para um melhor resultado pós mamoplastia redutora.

  • Assim que sair da cirurgia, a paciente já recebe um curativo ocluso para proteger a região;
  • Ademais, é possível que um dreno temporário seja colocado, de modo a drenar excessos de sangue ou fluídos;
  • Nos primeiros 15 dias, evite esforço. Além disso, evite erguer peso ou movimentar demais os braços por 20 dias após a cirurgia de redução de mamas;
  • O sutiã cirúrgico deverá fazer parte da rotina por ao menos 30 dias;
  • É possível, ainda, que o cirurgião oriente a paciente a evitar molhar as mamas por alguns dias;
  • Geralmente, é possível remover os pontos em até 2 semanas.

Dúvidas sobre mamoplastia redutora

Antes de se submeter a qualquer cirurgia, é de extrema importância retirar todas as dúvidas com um médico de confiança. Com isso, a paciente consegue alinhar as expectativas e se preparar melhor para o procedimento. Na sequência, você confere uma sessão de perguntas e respostas com nosso especialista em mamoplastia redutora no Rio de Janeiro:

Quanto custa uma mamoplastia redutora?

Para começar, uma das dúvidas mais comuns no mundo da cirurgia plástica. É certamente comum que os pacientes desejem saber o valor da cirurgia de redução de mamas.

No entanto, a divulgação de preços online é proibida pelo Conselho Federal de Medicina. Isso acontece porque a avaliação médica é primordial para a elaboração do orçamento, bem como para a análise das necessidades de cada paciente.

Cabe ainda adiantar que o valor varia, pois ele depende de muitos fatores. Pense, por exemplo, que é preciso incluir os honorários médicos, do anestesista e do instrumentista. 

E também os custos hospitalares, já que a mamoplastia redutora deve ser feita em um centro cirúrgico.

Onde posso ver fotos de antes e depois da mamoplastia?

Assim como os valores, a divulgação de fotos antes e depois da redução de seios é vetada pelo Conselho Federal de Medicina. Ainda que autorizada pelo paciente, o médico não pode fazer a divulgação publicitária.

No entanto, durante a primeira consulta, é possível conferir muitas fotos de antes e depois, além de avaliar o seu caso com mais atenção.

Posso colocar prótese de silicone quando fizer cirurgia de redução dos seios?

Somente em alguns casos muito específicos. De fato, quando o objetivo é melhorar a forma da mama após a retirada do tecido, pode-se utilizar próteses pequenas. Todavia, o melhor é avaliar caso a caso.

Afinal, a retirada de tecido mamário na cirurgia é realizada de modo que o tecido remanescente preenche bem o colo. Ainda é possível subir o posicionamento da aréola. Com isso, os seios ficam bem naturais e com formato harmônico, sem precisar de prótese.

Mesmo que você opte pela mamoplastia redutora com prótese, é preciso pontuar que a presença dela aumenta a chance de intercorrências na cicatrização. Isto ocorre porque há um aumento de tensão sobre a região onde houve sutura.

A mamoplastia redutora atrapalha a amamentação?

Certamente uma das dúvidas mais comuns. Contudo, não há uma garantia de que a paciente conseguirá, de fato, amamentar.

Isso porque a mamoplastia redutora altera demais a estrutura dos ductos lactíferos, bem como das mamas. Sendo assim, fica impossível determinar se a amamentação poderá ou não acontecer.

Em alguns casos, pode ocorrer que a paciente amamente por um período mais curto e, depois, o leite seque. E, por fim, há ainda os casos onde a lactação segue inalterada, permitindo que a paciente amamente.

Quanto tempo leva a recuperação da mamoplastia redutora?

Desde que a paciente siga as recomendações, é possível voltar para a rotina normal após 30 dias de mamoplastia, com algumas ressalvas. No primeiro mês, é preciso manter o sutiã pós cirúrgico mamoplastia redutora.

Nos primeiros 20 dias, por exemplo, deve-se evitar movimentos muito bruscos com os braços, bem como levantamento de peso, elevação excessiva ou, por último, deitar de bruços. Após 2 meses da cirurgia, a paciente já pode retomar as atividades físicas e a exposição solar.

Quanto ao resultado da mamoplastia, vale lembrar que as mamas estarão bem inchadas nos primeiros meses. Ainda assim, já é possível observar mudanças. Todavia, o resultado fica mais nítido a partir do terceiro mês. 

E então, após 1 ano, a paciente já pode ver o resultado final das mamas pós redução dos seios.

A cicatriz da mamoplastia redutora fica visível?

Antes de tudo, é essencial lembrar que a qualidade estética da cicatriz depende de cada paciente. Afinal, algumas pessoas têm cicatrização melhor do que outras.

Em geral, a cicatriz da mamoplastia redutora tem formato de um T invertido. E, quanto maior a retirada de pele, consequentemente maior será o corte. Entretanto, as cicatrizes vão clareando com o tempo e ficam escondidas na marca do biquíni.

Afinal, posso perder a sensibilidade nos mamilos após mamoplastia redutora?

Após a mamoplastia redutora, é possível que a paciente observe alterações na sensibilidade tanto dos mamilos quanto das mamas. Todavia, em muitos casos ela não é permanente, apenas temporária.

Na dúvida, converse com o seu cirurgião plástico sobre o que pode ser feito para minimizar o efeito.

Conclusão

Como vimos anteriormente, a mamoplastia redutora está entre as principais cirurgias plásticas realizadas no país. Visto que ela auxilia não apenas na autoestima como também na saúde, fica fácil entender tamanha procura.

E se você deseja reduzir as mamas de maneira segura, com resultados excelentes, é essencial optar por um bom cirurgião plástico. 

Veja também sobre outros procedimentos como a abdominoplastia e lifting facial.

Assim, entre em contato com a nossa equipe e agende agora mesmo uma consulta de avaliação médica com o especialista em mamoplastia no Rio de Janeiro.

Matérias

No Content Available

Tem alguma pergunta?

Contate-nos Agora

Categories

Agende agora

Marque uma consulta