Mastopexia
- Home
- Procedimentos
- Mastopexia
A mastopexia, também conhecida como lifting de seios, é uma cirurgia realizada para reverter os casos de flacidez ou queda das mamas. Durante o procedimento, o cirurgião plástico pode remover o excesso de pele, reposicionar a aréola e suspender as mamas.
O que é?
A cirurgia de mastopexia ou lifting de mamas é um procedimento que reverte a queda ou flacidez das mamas femininas. Ela pode ser realizada tanto com prótese de silicone quanto sem.
Tudo vai depender, é claro, de cada paciente e da análise médica. Nem sempre é necessário utilizar um implante de silicone.
Por isso, escolha um médico de confiança para obter melhores resultados. A ptose mamária (queda dos seios) é natural, geralmente causada pela idade, amamentação ou, ainda, perda excessiva de peso.
O chamado “efeito sanfona”, por exemplo, pode ocasionar flacidez e queda na região. Por isso, o lifting de mamas tem o objetivo de remodelar e devolver o aspecto jovem das mamas, com suspensão dos seios.
Quem deve fazer mastopexia?
De modo geral, a cirurgia de lifting mamário é procurada por mulheres que se sentem insatisfeitas com a aparência dos seios. É muito comum, a título de exemplo, após a amamentação ou variações de peso.
Afinal, além da idade, todos esses fatores citados anteriormente ocasionam a ptose mamária. Assim, vale dizer que o procedimento traz resultados muito satisfatórios, que devolvem a autoestima feminina.
Principais tipos de lifting de seios
A cirurgia para levantar os seios está entre os 10 procedimentos mais procurados pelas mulheres brasileiras. Ela pode ser feita das seguintes maneiras:
Mastopexia clássica
Primeiramente, chamamos de mastopexia clássica aquela feita sem o uso de implantes de silicone. Sendo assim, é indicada nos casos onde a paciente deseja apenas corrigir a flacidez, sem aumentar o volume.
Mastopexia com prótese
Por outro lado, na masto com prótese de silicone, é possível aumentar o volume das mamas. É comum também que o lifting de seios e a mamoplastia de aumento sejam realizados em conjunto. Afinal, o sonho de muitas mulheres é um decote bem avantajado, com seios empinados.
Contudo, é interessante pontuar que, em muitas ocasiões, o cirurgião pode evitar próteses de silicone muito exageradas.
Isso ocorre porque a retirada da pele não deve ser feita sob tensão, para que se evite o risco de estourar os pontos. Isto posto, é de extrema importância que a paciente opte por um volume moderado.
Valor da mastopexia
De modo geral, o orçamento da mastopexia é composto de honorários médicos, anestesista, instrumentista e despesas do hospital.
Além disso, deve-se incluir no custo final todos os exames pré-operatórios, bem como as medicações recomendadas e, é claro, sessões de drenagem linfática.
O fato da cirurgia ser realizada com prótese também aumenta os custos. Afinal, é preciso adicionar o valor do implante de silicone.
Infelizmente, a divulgação de preço da mastopexia é vetada pelo Conselho Federal de Medicina e também pelo Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Aliás, os órgãos também proíbem a divulgação e veiculação de fotos antes e depois da mastopexia.
Todavia, durante a consulta médica você recebe um orçamento personalizado, além de conferir fotos de procedimentos realizados previamente pelo cirurgião.
Cuidados pré-operatórios
Assim como qualquer outra cirurgia plástica, a mastopexia também necessita cuidados que começam antes da cirurgia. Sendo assim, para obter melhores resultados, atente-se às recomendações a seguir:
- Nas 8 horas que antecedem a cirurgia, é preciso fazer jejum completo (de líquidos e sólidos) durante 8 horas;
- Ademais, evite fumar nas 4 semanas que antecedem o procedimento;
- Bebidas alcólicas devem ser completamente suspensas no dia anterior à cirurgia;
- Também deve-se interromper o uso de anti-inflamatórios por 2 semanas antes da data;
- E, por fim, no dia do procedimento, evite o uso de anéis, brincos ou pulseiras;
- Em caso de sintomas gripais ou indisposição, avise imediatamente a equipe;
- Será necessário, ainda, suspender o uso de anticoagulantes e outros remédios que possam interferir com o procedimento cirúrgico.
Reiteramos aqui que é indispensável escolher um bom cirurgião plástico. Assim, você consegue sanar todas as dúvidas logo em consulta e alinhar as expectativas para o período.
Recomendações para o pós-operatório e recuperação da mastopexia
A mastopexia com ou sem prótese dura cerca de 3 a 4 horas. É um procedimento realizado sob efeito de anestesia geral. Para acelerar a recuperação e garantir os resultados desejados, é preciso seguir algumas recomendações:
- Nas primeiras 24 horas, será preciso que a paciente permaneça sentada. Ou, ainda, deitada com a cabeça elevada a 30°;
- Para dormir após a mastopexia, evite deitar de barriga para baixo no primeiro mês;
- Sessões de drenagem linfática são necessárias, pois auxiliam na redução de dores e inchaços.
- Ademais, é preciso usar sutiã modelador especial por 30 dias após a cirurgia;
- A exposição solar será liberada depois de 3 meses;
- Assim que a cirurgia termina, o médico fará um curativo impermeável. Depois, ainda no hospital, ele é trocado por um mais simples. Após a alta, é preciso refazer o curativo com frequência.
- Então, em casa, a região deve ser limpa com soro fisiológico. Também é necessário aplicar uma nova gaze sobre a cicatriz, de modo a absorver qualquer secreção.
Principais dúvidas sobre a mastopexia
Apesar de ser uma das cirurgias mais buscadas pelas mulheres, a mastopexia ainda causa muitas dúvidas na cabeça das pacientes. Pensando nisso, reunimos uma sessão de perguntas frequentes, com respostas do nosso especialista.
Caso a sua questão não esteja elencada na sequência, lembre-se que a nossa equipe está sempre disponível para lhe atender. Basta solicitar o agendamento de uma consulta. Assim, você conversa com o cirurgião plástico, para analisar o caso, alinhar expectativas e, é claro, fornecer um orçamento personalizado.
Agora vamos às perguntas:
Qual diferença entre mastopexia e mamoplastia?
Enquanto a mamoplastia visa reduzir o tamanho dos seios, a mastopexia é uma cirurgia que promove o lifting das mamas. Como falamos anteriormente, é possível combinar os dois procedimentos.
Deste modo, a paciente consegue diminuir o volume da região e restaurar a flacidez e a queda. Converse com o seu médico, pois ele irá analisar qual é a melhor alternativa para o caso.
Quanto tempo dura a cirurgia de mastopexia?
Uma vez que se trata de uma cirurgia sob anestesia geral, o lifting dos seios dura cerca de 3 a 4 horas. Deve, portanto, ser realizado em centro cirúrgico, um ambiente apto a atender qualquer necessidade do paciente.
Após a operação, os primeiros resultados surgem já no primeiro mês. Contudo, somente depois de um ano será possível analisar o resultado final, no que tange a tamanho, posição e formato das mamas.
Cabe observar, ainda, que o resultado da mamoplastia não é eterno. Ou seja, uma vez que não podemos frear o processo de envelhecimento, os seios continuam, naturalmente, perdendo a firmeza.
Desse modo, é possível que, no futuro, a mulher precise realizar um novo lifting. É comum, também, que o resultado seja afetado pela amamentação.
A cicatriz do lifting de seios fica muito aparente?
A aparência da cicatriz depende do tipo de incisão. Mas pode ser bastante discreta, visto que, na maioria dos casos, a cicatriz tem formato de um T invertido.
Para melhorar a cicatrização, sempre siga todas as recomendações médicas. Com isso, após 1 ano, você terá um resultado espetacular, com uma cicatriz quase imperceptível.
Outra dica importante: respeite o período de 3 meses antes da exposição solar. Isso é necessário pois o sol pode escurecer a cicatriz, o que acaba incomodando muitas mulheres.
Portanto, se você quer um resultado ainda melhor, siga a orientação. Após o período, use e abuse do protetor solar em cima da incisão, para ajudar a proteger a pele e clareá-la ainda mais.
É melhor fazer masto com ou sem prótese?
Na verdade, não existe melhor ou pior. Afinal, cada caso é único. Enquanto algumas mulheres desejam aumentar o volume das mamas, outras querem apenas corrigir a flacidez e deixar os seios mais empinados.
Desse modo, converse com o cirurgião e, em conjunto, é possível escolher o tipo de mastopexia mais indicada para você. No caso da masto com prótese, vale notar que o volume precisa ser moderado. Ademais, a incisão precisa ser um pouco maior, para que se insira o implante.
Com isso, a cicatriz naturalmente fica um pouco maior. Mas, reiteramos, desde que o profissional seja expert na técnica, a cicatriz pode ficar quase imperceptível.
Quais os riscos de uma cirurgia de masto?
Assim como qualquer outra cirurgia plástica, o lifting de mamas também possui riscos, ainda que mínimos. Sendo eles:
- Hematomas e seromas;
- Infecções;
- Necrose da pele;
- Abertura dos pontos.
Todavia, é muito incomum alguma complicação séria após a masto. É considerado um procedimento altamente seguro, desde que a paciente respeite todas as orientações pré e pós operatórias, além de escolher um médico com expertise no assunto.
Quanto tempo depois do lifting de mamas posso levantar os braços?
Por último, é preciso ter muito cuidado com movimentos bruscos logo após a cirurgia. Durante os primeiros 30 dias, a paciente deve evitar levantar os braços em ângulo acima de 90º.
Afinal, a movimentação excessiva pode ocasionar o rompimento dos pontos, afetando a cicatrização e ocasionando lesão no tecido.
Na dúvida, converse com o médico cirurgião, pois somente em consulta é possível avaliar o caso e indicar orientações mais precisas.
Entre em contato e saiba mais sobre outros procedimentos existentes em nossa clínica, tais como: abdominoplastia e lipoaspiração.
Conclusão
Independentemente de ser feita com ou sem prótese, a mastopexia proporciona o tão desejado lifting dos seios. Assim, a autoestima feminina ganha um up, junto com a melhora da qualidade de vida.
Se você sonha com seios empinados e resultados naturais, entre agora mesmo em contato com a nossa equipe. Após o agendamento, você irá passar por consulta com um cirurgião plástico especialista em mastopexia no Rio de Janeiro.