Mentoplastia
- Home
- Procedimentos
- Mentoplastia
A mentoplastia é a cirurgia plástica de aumento do queixo. Ela é indicada para aumentar a projeção e também corrigir as deformidades da região do mento, melhorando o perfil do paciente.
Com o auxílio de um implante, é possível restaurar a harmonia da face de forma simples, segura e duradoura.
O que é?
Conhecida também como cirurgia do queixo ou cirurgia do mento, a mentoplastia é um procedimento relativamente simples.
Nela, o cirurgião insere uma prótese na região e o acesso pode ser tanto pela boca quanto pelo queixo.
No que se refere à prótese, a mais utilizada é a de silicone. Porém, ainda é possível utilizar o Porex (ou polietileno poroso) como alternativa para aumentar a projeção do queixo.
Uma vez que o objetivo da cirurgia é harmonizar o rosto, muitas vezes ela é realizada em conjunto com a rinoplastia. Assim, a visão do perfil fica otimizada pela projeção.
Para além da estética, cabe ressaltar que a cirurgia do mento também corrige deformidades causadas por traumas ou, ainda, problemas no crescimento.
A importância do mento na estética
Com a popularização das redes sociais, a vida se tornou cada vez mais digital. Seja nas reuniões, nas fotos ou nos vídeos, nosso rosto está em destaque quase 24 horas por dia.
Com isso, aumenta também a busca pela harmonização facial. Chamamos de mento a parte média e inferior da face, que dá forma ao queixo.
Ele exerce papel fundamental, afinal, é uma das maiores regiões de destaque no rosto.
E, portanto, influencia muito na composição facial. Um queixo pouco projetado, por exemplo, acaba interferindo no perfil. Para solucionar esse problema, a mentoplastia é a melhor alternativa.
Com auxílio de uma prótese, é possível corrigir o detalhe e, enfim, alcançar a desejada harmonia facial.
Para quem é indicada a mentoplastia?
Embora se trate de uma cirurgia tanto estética quanto funcional, nem todos os pacientes têm indicação para operar o mento. Afinal, ela beneficia casos bem específicos.
Quando há apenas baixa projeção do queixo, independentemente da causa, então a mentoplastia é uma boa escolha. Ela serve, ainda, para rejuvenescer a face, pois promove um efeito lifting no rosto.
Todavia, ela é contraindicada para quem sofre de retrognatismo, isto é, a mandíbula retraída.
Nesses casos, é comum que os pacientes tenham alteração na oclusão dentaria, exibindo, portanto, a parte inferior da mesma em posição posterior.
Então, o ideal é buscar uma cirurgia de correção ortognática ao invés da mentoplastia, que visa apenas projetar o mento.
A escolha da prótese de mentoplastia
Primeiramente, é importante pontuar que a escolha deve ser feita em consultório médico. Isso porque a cirurgia do queixo se baseia nas características da mandíbula e o implante de mento deve ser escolhido corretamente.
Uma vez que a prótese de mento pode ter diferentes formas e tamanhos, ela deve ser escolhida de acordo as características e desejos do paciente.
Desse modo, é indispensável escolher um profissional não apenas especialista, mas que também compreenda sobre a harmonia da face.
Afinal, uma plástica no mento tem o poder de alterar a aparência e deve, portanto, ser feita com cautela. Sendo assim, escolha um cirurgião plástico com vasta experiência em cirurgias da face.
E, em consulta, aproveite para alinhar as expectativas com as possibilidades reais de resultado.
Pré-operatório
A primeira etapa é a consulta de avaliação com o cirurgião plástico. Nela, o paciente receberá uma requisição de exames para analisar a saúde e, então, liberar o procedimento.
Ademais, nesse momento é possível analisar em consultório diversos resultados de sucesso do profissional, com fotos de antes e depois da mentoplastia.
Antes da cirurgia do mento, é preciso:
- Evitar o uso de maquiagem ou esmalte de cores escuras no dia da cirurgia;
- Suspender o uso de alguns medicamentos, orientados pela equipe;
- Estar em jejum completo nas 8 horas que antecedem a mentoplastia (tanto líquidos quanto sólidos);
- No dia, é preciso comparecer ao local acompanhado de um acompanhante;
- Em caso de indisposição ou qualquer anormalidade no quadro de saúde, comunique imediatamente o médico.
Pós-operatório e recuperação da mentoplastia
Na sequência, vamos falar sobre os cuidados após a cirurgia do queixo. Ela costuma ter uma recuperação rápida e pouco dolorosa, pois o procedimento é minimamente invasivo.
Apesar disso, é preciso observar algumas orientações para atingir um melhor resultado, sem complicações:
- Geralmente, o paciente ganha alta em poucas horas depois do procedimento;
- Após a cirurgia, recomenda-se um repouso de 7 a 10 dias, durante o qual o paciente deve procurar não deitar sobre a região;
- Ademais, prefira alimentos líquidos e pastosos nos 5 primeiros dias;
- Embora a recuperação seja tranquila, no caso de dor é possível tomar analgésicos receitados pelo médico;
- Gelo pode auxiliar na redução do inchaço;
- Por fim, atenção redobrada à higiene bucal, onde o paciente poderá utilizar um antisséptico.
Dúvidas sobre mentoplastia
Apesar dos resultados satisfatórios, a mentoplastia ainda não é um procedimento tão conhecido do grande público. Por esse motivo, muitos pacientes não sabem que a sua insegurança pode ser facilmente resolvida.
Afinal, com o implante de queixo é possível restaurar a autoestima de forma simples e duradoura.
Pensando em ampliar o conhecimento sobre a técnica, trouxemos as principais dúvidas sobre a cirurgia, respondidas pelo especialista.
Na sequência, você confere uma sessão de perguntas e respostas com tudo sobre a cirurgia do mento:
Como é feita a mentoplastia?
A cirurgia do mento pode ser realizada apenas com anestesia local e sedação, pois trata-se de um procedimento rápido. Primeiramente, o cirurgião incisa na mucosa da boca ou através da pele abaixo do queixo. Depois, ele introduz a prótese de mento e, por último, sutura.
O procedimento tem duração de cerca de 1 a 2 horas, muitas vezes com alta no mesmo dia. Contudo, caso precise associar a mentoplastia com outras cirurgias (como por exemplo a rinoplastia) o tipo de anestesia e duração também variam.
Quanto custa a cirurgia do mento?
Certamente, uma das dúvidas mais comuns no mundo da cirurgia plástica. É comum que os pacientes desejem saber o valor da mentoplastia.
Todavia, a divulgação de preços é proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e também pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Assim, qualquer profissional que faça a divulgação desses valores fere o próprio código de ética. Contudo, tanto orçamento quanto fotos de antes e depois da cirurgia do queixo são apresentados já durante a primeira consulta.
Então, mediante avaliação, é possível orientar o paciente em todos os principais aspectos acerca do procedimento. Somente após isso, a cirurgia será marcada.
Portanto, se você sonha com o aumento da projeção do mento, aproveite para agendar uma consulta agora mesmo. Nossa equipe conta com especialista em cirurgia plástica do queixo no Rio de Janeiro.
Ademais, também oferecemos condições de pagamento facilitadas para que você realize a sua mentoplastia e harmonize a face.
Onde fica a cicatriz da cirurgia do queixo?
Isso dependerá da forma como o médico realiza a mentoplastia. Caso a prótese seja inserida pela mucosa oral, o paciente não terá nenhuma cicatriz aparente.
Contudo, caso o cirurgião opte por uma incisão na pele, haverá uma discreta cicatriz de cerca de 3 a 4 cm, logo abaixo do mento.
Embora a qualidade cicatrização dependa de cada organismo, é interessante observar as orientações do pós-operatório e evitar a exposição solar.
Desse modo, evita-se o escurecimento da incisão, melhorando assim a aparência do corte. Após 1 ano, a cicatriz estará em sua fase madura e, portanto, mais similar ao tom da pele.
Qual a diferença entre mentoplastia e preenchimento de queixo?
Ainda que sejam procedimentos completamente diferentes, de maneira bem simplificada, a diferença está na durabilidade. Afinal, a mentoplastia usa uma prótese para aumentar a projeção do queixo.
Essa, por sua vez, é extremamente segura e dura por muitos anos. Por outro lado, o preenchimento é apenas uma solução temporária.
Isso porque o ácido hialurônico (substância preenchedora) é absorvido pelo organismo em cerca de 1 ano.
Assim, o paciente precisa voltar anualmente ao consultório, para refazer o procedimento. Além de ser mais caro no longo prazo. Como você pode perceber, a mentoplastia é uma solução muito mais vantajosa.
Ainda por cima, tem uma recuperação rápida e cicatriz quase imperceptível.
Qual médico pode fazer a cirurgia de mentoplastia?
Por último, a mentoplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Assim, você garante não somente um resultado incrível, mas também a sua segurança.
Na hora de escolher o seu, priorize sempre a qualidade do trabalho do médico e nunca o preço. Afinal, ainda que se trate de um procedimento relativamente simples, cabe lembrar que plástica é, também, uma arte.
E, por esse motivo, quanto melhor for a percepção estética do médico, melhor será o antes e depois da mentoplastia.
Conclusão
Como visto anteriormente, a mentoplastia é a cirurgia do queixo ideal para aumentar a projeção do mento e, com isso, harmonizar a face.
Uma vez que a região é de extrema importância para a estética facial, os pacientes se beneficiam também do efeito de rejuvenescimento.
Ainda ajuda, também, nos casos de deformidades ocasionados por doenças ou problemas de crescimento.
Portanto, se você deseja fazer um implante de queixo, agende agora mesmo uma consulta com a nossa equipe. Entre em contato e saiba mais sobre outros procedimentos, como a prótese de panturrilha e lifting facial.
Na dúvida, converse com o médico cirurgião, pois somente em consulta é possível avaliar o caso e indicar orientações mais precisas.