Ninfoplastia

Também conhecida como cirurgia íntima ou labioplastia, a ninfoplastia é um procedimento cirúrgico que visa reduzir o tamanho dos pequenos lábios.

É possível, ainda, corrigir assimetrias e também problemas funcionais.

Atualmente, o Brasil é o país campeão em cirurgia plástica íntima no mundo. Por isso, contamos com as melhores técnicas para que o procedimento seja realizado com segurança e excelentes resultados.

O que é?

A cirurgia íntima vaginal é um procedimento tanto estético quanto funcional. Também é um procedimento considerado extremamente simples. 

Na ninfoplastia, o cirurgião plástico irá remover o excesso de mucosa nos pequenos lábios.

Pode-se, ainda, associar o procedimento com outras técnicas de cirurgia da vulva, como por exemplo lipoaspiração da região pubiana para reduzir o tamanho.

Por outro lado, quando os grandes lábios estão “murchos”, ainda é possível fazer enxertia de gordura para devolver o aspecto natural. 

Além de refinar a estética, a labioplastia também promove melhorias na vida sexual da mulher.

Isso porque, o excesso de volume nos pequenos lábios pode ocasionar dor nas relações sexuais. Ou, então, causar incômodo e constrangimentos na prática de atividades físicas ou no uso de roupas apertadas.

Diferentemente de cirurgias plásticas maiores, a ninfoplastia pode ser realizada tanto em consultório quanto em centro cirúrgico.

Ainda assim, tenha em mente que o procedimento é realizado em um local com muitas veias, logo, maior risco de sangramento. 

Por essa razão, é mais aconselhável realizar a labioplastia em um centro cirúrgico.

O procedimento é simples e dura em torno de 40 a 60 minutos. No que tange à suturação, ela é feita com fios absorvíveis, de modo que não há necessidade de retornar ao hospital para retirada dos pontos. Afinal, o organismo absorve os fios.

Quem pode fazer ninfoplastia ou labioplastia?

Como explicamos recentemente, a cirurgia dos pequenos lábios é indicada em diversos casos.

Geralmente, mulheres jovens – com idade entre 18 a 35 anos – e que sentem dor durante as relações sexuais são o público que mais busca pela cirurgia. Além delas, também é indicado o procedimento em caso de:

  • Hipertrofia dos pequenos lábios;
  • Assimetria na região íntima causada por questões hormonais ou uso inadequado de anabolizantes e esteróides;
  • Tecido cicatricial causado durante cirurgia;
  • Flacidez causada pelo envelhecimento ou gravidez.

 

Apesar do procedimento ganhar cada vez mais notoriedade, é importante observar que não existe uma genitália “padrão”. Afinal, cada mulher tem as suas particularidades e isso não significa nenhuma anormalidade.

Já nos casos onde a estética atrapalha a funcionalidade e a qualidade de vida, a labioplastia é a melhor solução.

Contraindicações da ninfoplastia

Infelizmente, nem todas as mulheres que desejam uma cirurgia íntima têm liberação para tal. Portanto, uma consulta inicial é fundamental para alinhar expectativas. A ninfoplastia é contraindicada nos casos a seguir:

  • Pacientes menores de 18 anos;•
  • Histórico de queloides ou cicatrizes hipetróficas, ou seja, que são elevadas;
  • Lesões na vulva com suspeita de malignidade;
  • Pacientes com diabetes descontrolada também não podem realizar o procedimento, bem como aqueles com hipertensão e insuficiência cardíaca.

Cirurgia íntima a laser

Hoje em dia, temos duas opções para a realização de uma ninfoplastia de sucesso. Primeiramente, temos a comum, com bisturi. E além dela, há ainda a opção de realizar a ninfoplastia a laser.

Menos de 18 anos; • Histórico de queloides ou cicatrizes hipetróficas, ou seja, que são elevadas; • Lesões na vulva com suspeita de malignidade; • Diabetes descontrolada; • Hipertensão; • Insuficiência cardíaca

Caso a paciente opte pela labioplastia com laser, é possível conseguir um acabamento estético melhor, graças à tecnologia do procedimento.

E, além disso, o laser também proporciona um tempo menor de recuperação e reduz o risco de sangramentos pós-operatórios.

Cuidados no pré-operatório da plástica íntima feminina

  • Antes de mais nada, é indispensável optar por um cirurgião capacitado, afinal o profissional irá avaliar o paciente e alinhar as expectativas quanto ao antes e depois da ninfoplastia;
  • Na sequência, uma bateria de exames é solicitada, a fim de verificar o quadro de saúde;
  • Após isso, sua cirurgia íntima de redução dos lábios vaginais pode ser agendada;
  • Antes do procedimento, é necessário um jejum completo de 8 horas de líquidos e sólidos;
  • Também deve-se interromper o uso de álcool, nicotina e medicamentos específicos anteriormente à cirurgia.

Pós-operatório da ninfoplastia

A cirurgia dos lábios vaginais é certamente um procedimento simples e com boa recuperação. Contudo, é preciso seguir à risca as orientações do profissional.

Depois da ninfoplastia, é comum que ocorra inchaço, vermelhidão e manchas roxas na região. Diante disso, é necessário um repouso de 8 dias.

Durante o período, permaneça recostada no sofá ou cama, com apoio de almofadas. Também é interessante usar roupas leves e folgadas, para não causar abafamento nem atrito na região.

Ademais, é de extrema importância fazer a higiene local. Por último, drenagens linfáticas auxiliam a reduzir o inchaço e acelerar a cicatrização.

  • Aguarde ao menos 45 dias para voltar a fazer exercícios físicos ou ter relações sexuais;
  • Nos primeiros dias, não dirija e evite sentar-se;
  • A partir do segundo mês, é possível começar a visualizar os resultados. Contudo, o resultado final só aparecerá após o sexto mês.

Como realizar a higiene local após ninfoplastia

Como falamos no item anterior, a higiene local é fundamental para a recuperação, portanto listamos abaixo alguns procedimentos:

  • Primeiramente, para aliviar a inflamação logo após a cirurgia, faça compressas frias no local por 15 minutos, 3 vezes ao dia;
  • Depois de urinar ou defecar, é indispensável lavar a região com água ou soro fisiológico;
  • Ainda é preciso, com auxílio de uma gaze limpa, aplicar uma solução antisséptica;
  • Uma pomada cicatrizante ou com ação bactericida pode ser receitada. Essa, por sua vez, tem como objetivo evitar coceira e infecções durante o período de cicatrização;
  • Com o auxílio de um absorvente macio, remova o máximo de sangue possível;
  • Por último, priorize calcinhas de algodão e roupas largas nos primeiros 20 dias.

Principais dúvidas sobre a cirurgia de ninfoplastia

A cirurgia íntima certamente está em alta e, com isso, surgem muitas dúvidas. Pensando nisso, reunimos na sequência uma sessão de perguntas e respostas com a nossa equipe. Assim, você se sentirá mais segura na hora de agendar a sua ninfoplastia:

A cirurgia íntima deixa cicatriz?

Sim, mas não se preocupe, pois a cicatriz é bem discreta. Uma vez que as incisões são feitas nos pequenos lábios, a cicatriz da cirurgia íntima segue as dobras naturais da região. Ademais, se você optar pelo procedimento à laser, o resultado fica ainda mais natural.

Quantos dias após a ninfoplastia é possível retomar a vida sexual?

Conforme explicamos anteriormente, é necessário esperar de 40 a 45 dias antes de retomar as atividades sexuais. Tenha em mente que o atrito pode afetar a cicatrização e interferir nos resultados. Portanto, a paciência é sua melhor aliada.

Posso aproveitar a labioplastia para retirar a gordura do monte de Vênus?

Claro! Afinal, a ninfoplastia pode ser feita em quatro partes da região íntima feminina. Incluindo os pequenos labios, grandes labios vaginais (parte exterior da vulva), clitóris e, por último, púbis, a parte mais “gordinha” da região frontal da genitália.

Caso o volume incomode, converse com o seu cirurgião sobre a possibilidade de aspirar a gordura da região.

Tem como reduzir os lábios vaginais sem cirurgia?

Não. A única forma segura e rápida de reduzir os pequenos lábios vaginais é através da ninfoplastia.

Por que os lábios vaginais aumentam de tamanho?

A assimetria ou hipertrofia dos lábios nada mais é do que o excesso de pele na região. Isso ocorre tanto naturalmente, por alterações hormonais, ou de forma induzida por alguns problemas tais como obesidade e hipertireoidismo.

O uso de alguns medicamentos ou, ainda, de anabolizantes também pode causar hipertrofia na região.

Portanto, se você não está se sentindo confortável, converse com seu ginecologista. Em seguida, marque consulta com um cirurgião plástico para avaliar a necessidade de uma labioplastia para melhorar a qualidade de vida.

A ninfoplastia reduz a sensibilidade na região?

Desde que realizada por um profissional capacitado, não, a ninfoplastia em nada atrapalha a sensibilidade do clitóris ou dos pequenos lábios.

Após o período indicado pelo médico, você poderá retomar a sua vida sexual. E melhor: sem o incômodo causado pelo atrito do volume ou assimetria.

Quanto custa em média uma cirurgia de labioplastia ou ninfoplastia?

Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação do preço de ninfoplastia ou qualquer outra cirurgia plástica online.

Portanto, para ter a informação, é necessário passar por uma avaliação em consultório. Assim você recebe um orçamento personalizado e ainda tira todas as dúvidas com o profissional.

Ainda é possível conferir diversas imagens de antes e depois labioplastia e descobrir mais sobre as formas de pagamento disponíveis.

No entanto, adiantamos que o valor final da cirurgia íntima depende de diversos fatores. Mas o preço não deve ser fator decisivo, já que tanto a sua saúde quanto sua estética estão em jogo.

Dê preferencia, portanto, ao profissional, e nunca ao montante, uma vez que o barato pode acabar saindo caro.

Conclusão

A ninfoplastia, cirurgia íntima ou labioplastia é de fato um dos procedimentos em alta no momento. Isso graças ao seu poder de alinhar estética com saúde.

Entre os benefícios do procedimento, sempre ganha destaque a melhora da aparência da vagina e vulva. Mas além disso, também há redução dos desconfortos causados pelo atrito dos tecidos na região.

Outra melhora apontada pelas pacientes é no desempenho sexual, já que a mulher se sente mais segura e livre das dores.

Converse com o médico cirurgião, pois apenas em consulta é possível avaliar o caso e indicar orientações mais precisas.

Entre em contato e saiba mais sobre outros procedimentos existentes em nossa clínica, tais como:  lifting de braço e coxa e gluteoplastia.

Matérias

No Content Available

Tem alguma pergunta?

Contate-nos Agora

Categories

Agende agora

Marque uma consulta