Prótese de Mama

A cirurgia de prótese de mama é a queridinha das mulheres que sonham em aumentar o volume e a projeção dos seios com silicone. Ela é, portanto, uma das cirurgias plásticas mais realizadas ao redor do mundo.

Quando executada com um profissional que domine a técnica, a mamoplastia de aumento é segura e confere resultados extremamente naturais.

Antes de mais nada, vale ressaltar que a confiança entre médico e paciente é fundamental para garantir um resultado satisfatório.

Isso porque desde a primeira consulta é interessante alinhar expectativas, bem como sanar todas as dúvidas com o profissional.

Hoje em dia, temos próteses com perfis e projeções diferentes, bem como opções de acesso para incisão e plano de inclusão do silicone. Afinal, o ideal é respeitar os desejos, o biótipo e a anatomia de cada paciente.

Como é feita a cirurgia de prótese de mama?

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais populares no mundo. Sua popularidade se deve tanto à segurança do procedimento quanto aos resultados duradouros.

De modo simplificado, o cirurgião plástico fará uma incisão, a partir de onde se introduz a prótese de silicone, que aumenta o volume dos seios.

O procedimento pode ser feito com anestesia geral, sedação intravenosa ou anestesia peridural. Portanto, o tempo de permanência na clínica depende também desse fator.

Na sequência, nós explicamos todos os detalhes que compõem uma boa cirurgia, desde a escolha das próteses até a incisão e via de acesso.

Principais tipos de prótese de mama

Há 3 tipos principais de próteses de mama em silicone: redonda, gota (ou anatômica) e cônica. Elas se diferenciam entre si pela relação entre projeção e largura, que é o diâmetro da base.

Uma vez que cada corpo é único, a variação de perfis existe para proporcionar um resultado adequado ao biótipo de cada paciente.

Sendo assim, a escolha deve ser muito bem alinhada com o cirurgião para obter um resultado espetacular.

Na sequência, explicamos as principais características de cada prótese de silicone:

Prótese de mama redonda

Em primeiro lugar, a prótese de mama mais requisitada. Ela proporciona um resultado bem evidente e é ideal para quem procura um colo bem marcado.

Uma vez que a base dessa prótese de mama é redonda, ela deixa os seios bem projetados. Contudo, ainda assim é possível – através de uma cirurgia bem executada – conquistar um resultado mais natural.

Prótese de silicone formato gota ou anatômica

Na sequência, outro formato de prótese de mama bem popular. O perfil anatômico é chamado assim pois se assemelha aos seios naturais, tendo a maior parte do volume concentrado na parte de baixo.

Com isso, é possível obter um resultado extremamente harmônico, já que a mama não fica tão projetada, embora a base dos seios ganhe mais volume.

Uma vez que não proporciona tanto volume no colo, este tipo de prótese é menos procurado para cirurgias estéticas, embora muito indicado em plásticas reconstrutoras, como é o caso da mastectomia.

Prótese de silicone cônica

Por fim, temos a prótese de mama em formato cônico, que projeta bastante a parte central dos seios. Sua base é redonda, enquanto a visão de perfil se assemelha ao de uma pirâmide.

É um formato de silicone indicado para pacientes com flacidez discreta nas mamas. Contudo, não valoriza tanto o colo e sua utilização precisa ser muito bem analisada junto ao cirurgião.

Prótese de silicone: perfil baixo ou perfil alto?

Na mamoplastia de aumento com prótese de mama, quando falamos em perfil nos referimos à característica que garante a capacidade de projeção dos seios para a frente. Aliado ao formato ideal, o perfil irá garantir que o resultado fique harmônico e satisfatório.

Hoje em dia, é possível encontrar 4 perfis de prótese disponíveis no mercado, do baixo ao super alto. Contudo, vale ressaltar que, apesar das especificações, cada marca segue sua própria tabela de medidas, bem como nomenclatura.

Perfil baixo e moderado

Primeiramente, temos os modelos com maior diâmetro e menor projeção. As próteses de mama em perfil baixo ou moderado são muito indicadas em cirurgias de mastopexia e também redução mamária.

Também são excelentes alternativas para pacientes que desejam um resultado discreto, já que sua forma não traz muita projeção para os seios. Se a ideia for um colo bem marcado, o ideal é optar por outros perfis.

Prótese de mama perfil alto e super alto

Em seguida, os dois modelos campeões nas cirurgias de aumento dos seios com implante de silicone. Graças à base menor, com maior projeção na cúpula, as próteses de mama com perfis altos são capazes de projetar bastante os seios, evidenciando o colo.

O modelo super alto, por exemplo, tem indicação para pacientes com tórax estreito. Uma vez que seu diâmetro é o de todos menor, ele resulta em seios bem volumosos, empinados e proporcionais. 

Mas afinal, como escolher o melhor perfil de prótese de mama?

O ideal é sempre avaliar as opções e possibilidades em conjunto com o médico. Afinal, um bom profissional saberá orientar quanto ao formato e tamanho ideais para cada pessoa.

Além da estética, é preciso também garantir que o procedimento seja seguro e que o resultado se aproxime daquilo que a paciente deseja.

Plano de inclusão da prótese de mama

Além do perfil e do formato da prótese, o plano de inclusão também é fundamental para o sucesso da mamoplastia de aumento. Por isso, sua escolha é feita de forma criteriosa pelo médico.

Chamamos de prótese de mama sugblandular aquela inserida acima do músculo. Sua vantagem é a recuperação mais rápida, com menos dor no pós operatório.

Já a inclusão submuscular (por baixo do músculo) tende a ser um pouco mais traumática, com recuperação mais lenta. Nesses casos, ainda cabe ressaltar que a prótese de mama colocada abaixo do músculo perde um pouco da projeção, mas ganha na naturalidade.

Além desses, há ainda o plano subfascial, onde a prótese de mama é coberta pela fáscia, membrana que cobre o músculo e se situa entre ele e a glândula mamária.

Por último, o plano misto ou dual plane é uma técnica onde a parte superior da prótese fica recoberta pelo músculo, enquanto a parte inferior é recoberta pela glândula mamária.

Desse modo, é possível atingir um resultado extremamente natural sem que o silicone fique todo abaixo do músculo peitoral.

Principais dúvidas sobre a cirurgia de prótese de mama

Ainda que o implante de silicone seja o sonho de muitas mulheres, sabemos que a mamoplastia de aumento com prótese ainda gera muitas dúvidas nas pacientes.

Pensando nisso, reunimos abaixo as principais perguntas e respostas relacionadas ao tema:

Qual a melhor prótese de mama?

Com tantas marcas, perfis e formatos diferentes, é comum que a escolha da prótese de mama cause muitas dúvidas. Contudo, não há resposta pronta.

O que podemos dizer é que existe a prótese ideal para cada mulher. E, por isso, é tão importante escolher um profissional de confiança para auxiliar ao longo do processo de decisão.

A prótese de mama em silicone é segura?

Todas as próteses de silicone indicadas em consultório são avaliadas e certificadas pela Anvisa, garantindo a sua segurança.

Além disso, o material que compõe o implante é feito a partir de um polímero de silicone de alta coesividade. Esta substância não é tóxica para o organismo e nem causa câncer, muito menos predispõe à doenças.

Ademais, os riscos de rejeição da cirurgia de prótese de mama são quase inexistentes. Portanto, fique tranquila. Desde que você escolha um bom profissional, tanto a cirurgia quanto os implantes de silicone são extremamente seguros.

Após quantos anos é preciso trocar a prótese de mama?

Atualmente, a tecnologia das próteses de mama avançou muito e, por isso, não existe mais um prazo para a troca. Ainda assim, é ideal que se avalie periodicamente as mamas, pois a necessidade de uma troca futura não deve ser descartada.

Pense, por exemplo, que o corpo passa por muitos processos diferentes ao longo da vida. Perda ou ganho excessivos de peso, envelhecimento natural ou mesmo gestação e amamentação podem impactar os resultados.

É por isso que se recomenda a avaliação da prótese de mama, pois uma nova mamoplastia pode ser necessária e, com ela, a troca do silicone.

Onde fica a cicatriz da mamoplastia de aumento com prótese de silicone?

Depende do método de acesso escolhido pelo cirurgião, que pode ser pelo sulco inframamário (logo abaixo dos seios, na dobra natural do corpo), pelas axilas ou pelas aréolas.

Vale ressaltar, ainda, que o processo de cicatrização é muito individual. Mas, de modo geral, as cicatrizes são bem discretas e é possível minimizá-las respeitando todas as orientações pós operatórias.

O acesso inframamário é o que resulta em uma cicatriz mais discreta, de cerca de 4 a 6 cm. Além disso, ele preserva melhor o tecido das mamas, sendo, portanto, indicação ideal na maioria dos casos.

Já a incisão na aréola deve ser considerado com ressalvas. Isso porque o acesso exige a dissecção da glândula mamária, o que pode ocasionar problemas para a lactação futura. Ademais, a cicatriz na área fica mais propensa à alterações estéticas.

Sendo, então, um acesso mais indicado para pacientes que desejam reduzir o tamanho da aréola durante a cirurgia de mamoplastia de aumento.

É melhor colocar a prótese de mama por cima ou por baixo do músculo?

Pense sempre na cirurgia plástica dos seios como uma sinfonia, onde todos os detalhes são escolhidos visando o melhor resultado para cada paciente.

Por isso, a indicação do plano de inclusão é criteriosa e está sujeita à avaliação clínica.

Quanto custa colocar silicone nos seios?

Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação do valor de cirurgias plásticas na internet.

Por isso, se você quer realizar o sonho da mamoplastia de aumento com prótese, o ideal é marcar uma consulta de avaliação.

Somente a partir disso é possível sanar todas as dúvidas e elaborar um orçamento. No entanto, não se preocupe.

Nós oferecemos condições de pagamento facilitadas e profissionais altamente capacitados, tudo para realizar o seu sonho com resultado satisfatório.

Onde posso ver fotos de antes e depois da prótese de mama?

Assim como a divulgação de preços, o compartilhamento de resultados – ainda que autorizado pelas pacientes – é proibido pelo Conselho Federal de Medicina.

No entanto, durante a consulta também é possível conferir os resultados prévios e alinhar suas expectativas.

Veja também outros procedimentos, conheça ainda mais sobre o mundo da cirurgia plástica, rinoplastia, etc.

Matérias

No Content Available

Tem alguma pergunta?

Contate-nos Agora

Categories

Agende agora

Marque uma consulta